A Vigilância Ambiental da Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Saúde, realiza diversas ações de combate à dengue no município e distritos e, nesta segunda-feira (17), os agentes realizaram ações de combate ao Aedes Aegypti no Bairro Cubatão.
Segundo dados do Boletim Epidemiológico Arboviroses, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, nos quatro primeiros meses de 2018, Itaperuna registou queda de 43,6% de casos notificados de dengue e chikungunya no município. Mas, segundo o setor de Vigilância Ambiental de Itaperuna, no verão os índices são maiores devido ao clima úmido e de muito calor.
“Dentre as ações está a educação ambiental que é de grande importância, pois agora em épocas quentes, que existe um clima propenso, que chove, fica úmido e calor, isso ajuda na proliferação de mosquitos, então esse trabalho de informação soma ao nosso trabalho em área”, salienta o coordenador, José Mauricio.
O setor ainda ressalta a importância das pessoas colaborarem nessa luta contra o mosquito, não deixando pneus com acúmulo de água, cuidando das flores colocando um pratinho debaixo do vaso, colocar tampas em caixas d’água e manter a água limpa nas piscinas.
Da redação do JBN com Ascom