A torcida do Botafogo fez a festa após a conquista do Campeonato Carioca diante do Vasco, neste domingo (08), no Maracanã.
Depois da batalha que foi a final contra o Vasco, os torcedores em Itaperuna foram para as ruas do município para uma justa e merecida comemoração pelo
21º título carioca da história do clube.
A festa aconteceu na Avenida Cardoso Moreira, no Centro, onde uma das pistas chegou a ser fechada pelos torcedores com garrafas e pedaços de madeira.
A Polícia Militar compareceu ao local e defez o bloqueio, liberando o trânsito. Além disso, o som alto deve que ser desligado.
A grande decisão começou com chances para ambos os lados e com grande movimentação. A primeira grande oportunidade clara surgiu com o Botafogo, aos 15 minutos, quando a bola foi levantada na área, Igor Rabello desviou e Brenner não conseguiu concluir, com Martín Silva se adiantando e fazendo a defesa. Cinco minutos depois, Matheus Fernandes arriscou, de fora da área, e a bola explodiu no braço de Rafael Galhardo, mas o árbitro mandou seguir.
A resposta cruzmaltina veio aos 25, quando Pikachu mandou de longe, Gatito deu rebote e Riascos concluiu em cima do goleiro, perdendo a oportunidade. A situação ficou um pouco pior para o Vasco quando Fabrício foi expulso, ao dar entrada dura em Luiz Fernando, que saiu de campo com suspeita de fratura na perna direita. Depois disso, o Bota chegou mais uma vez, quando Renatinho lançou Leo Valencia, que invadiu a área pela direita e, em vez de finalizar, cruzou bola que ninguém concluiu.
Gol de Carli fim leva decisão para os pênaltis
Após o intervalo, as equipes mantiveram a pressão desde os primeiros minutos da etapa final. Logo aos três, o Vasco levantou bola na área, Gatito saiu do gol e ela desviou em Rabello, que quase mandou contra. No lance seguinte, Kieza subiu para fazer o cabeceio, mas Paulão tirou em cima da linha, evitando o gol que igualaria a vantagem para o Botafogo. A pressão alvinegra seguiu até os acréscimos. Quando alguns torcedores do Bota já deixavam o Maracanã, aos 49, Joel Carli aproveitou bola rebatida dentro da área e mandou para o fundo das redes de Martín Silva, levando a decisão do Campeonato Carioca de 2018 para a disputa de pênaltis.
Nos pênaltis, o duelo foi entre dois goleiros com histórico favorável na defesa de penalidades: Martín e Gatito. Porém, a estrela do paraguaio brilhou mais, defendendo as cobranças de Werley e Henrique. O arqueiro cruzmaltino, por sua vez, fez apenas uma defesa, no chute de Rodrigo Pimpão. Mas, mesmo Wagner, Andrés Rios e Pikachu marcando, não foi suficiente, pois Brenner, Gilson, Marcinho e Renatinho garantiram, no fim, o título para o Bota.
Cartões vermelhos: Fabrício, 36’/1ºT (VAS); Leo Valencia, 47’/2º (BOT).
Gol: Joel Carli, 49’/2°T (0-1).
Público: 64.208 presentes (58.135 pagantes)
Pênaltis:
Vasco:
Wagner (O); Andrés Rios (O); Werley (X); Yago Pikachu (O); Henrique (X).
Da redação do JBN com informações da Rádio Itaperuna 96 FM e FutRio – Fotos: Divulgação e JVM / Blog do Adilson Ribeiro