No anúncio da data, neste sábado, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que calendário de liberação foi definido para evitar filas. Governo federal havia prometido fazer o primeiro depósito a partir desta segunda-feira.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse hoje que o calendário de liberação do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a partir de 29 de junho, foi definido para evitar filas. O governo, quando anunciou a medida, havia prometido fazer o primeiro depósito a partir 15 de junho, segunda-feira.

Segundo Guimarães, a Caixa quer evitar uma aglomeração excessiva de pessoas nas agências, pois também realiza o pagamento do auxílio emergencial a trabalhadores informais, cuja primeira parcela do terceiro lote começa a ser depositada na próxima terça-feira, disse Guimarães.

Calendário

A Caixa começará a disponibilizar os valores do FGTS em contas digitais a partir de 29 de junho para os nascidos em janeiro. Até 25 de julho, esses beneficiários poderão utilizar os valores de até R$ 1.045 para pagamento de boletos, compras em sites ou em maquininhas habilitadas. Após essa data, estarão liberadas os saques em dinheiro e transferências.

Para os outros beneficiários, os depósitos escalonados serão disponibilizadas semanalmente, sempre de acordo com os meses de nascimento, até 21 de setembro. A autorização de saques em dinheiro e transferências, também escalonadas, seguirão e a última liberação ocorrerá a partir de 14 de novembro.
A partir de segunda-feira, 15, o trabalhador poderá consultar o valor do saque emergencial do FGTS pelo internet. O endereço eletrônico www.fgts.caixa.gov.br. No dia 19, será possível acessar informações pelo aplicativo de celular FGTS.

Redação