Outubro é o mês da conscientização do câncer de mama, enfermidade que é uma das principais causas de morte de mulheres no mundo.
Segundo especialistas, consumir castanhas, nozes, frutas cítricas, brócolis, repolho , couve- flor e carne de peixe pode ajudar a prevenir a doença.
Esses alimentos possuem nutrientes que diminuem o risco desse tipo de câncer.
Castanhas e nozes possuem o nutriente selênio, que além de prevenir a enfermidade, é capaz de reduzir a chance de morte por tumores na mama em cerca de 50%. Segundo nutricionistas, o indicado é consumir de duas a três castanhas por dia.
Já as frutas cítricas, repletas de vitamina C, reduzem o índice de mortalidade do câncer de mama em 44%. No entanto, o ideal é procurar um nutricionista para avaliar a quantidade que pode ser consumida por dia. Pois, excesso dessa substância pode ser maléfico à saúde.
Verduras como brócolis, repolho e couve-flor são repletas de DIM ( Di indol metano), tal componente consegue ajudar na auto-destruição de células que têm potencial para se tornarem cancerígenas. O nutriente, também, é capaz de auxiliar na regeneração do DNA celular, evitando a formação de tumores. Esse tipo de alimento pode ser consumido diariamente.
A vitamina D, que pode ser encontrada em peixes, e na gema do ovo, quando consumida em quantidades significativas, pode diminuir o risco de metástase.
Lembrando, que a exposição ao sol estimula a produção de Vitamina D, mas isso deve ser feito com cautela. Pessoas com pele clara devem tomar sol por trinta minutos diários, sem protetor solar e o indicado para negros é ficar expostos, sem o filtro, por uma hora cotidianamente. Não é indicado fazer isso ao meio dia.