Para especialista, resiliência é a chave para enfrentar desafios. Aprenda alguns exercícios para desenvolve-la e começar o novo ano sob nova perspectiva
Por * Mayse Itagiba Rooke
São Paulo, 02 de dezembro de 2020 – O que 2020 significou para você? Certamente essa pergunta pode despertar emoções, como ansiedade, medo, raiva, frustração, tristeza e solidão. É natural que as pessoas se sintam assim ao falar ou pensar sobre como foi o ano, especialmente 2020, quando vivenciamos um evento atípico: a pandemia da COVID-19. Não nos foi ofertado aviso prévio do que iria ocorrer, nem passamos por qualquer treinamento para lidar com ele. Mas será que ao se deparar com a pergunta inicial, você também não pensou nas suas conquistas, vindas das mudanças, desafios e adaptações?
Outro aspecto importante de pesquisas sob a ótica da terapia cognitivo-comportamental é que o problema não está na situação adversa, mas na interpretação que se faz dela. Sob essa perspectiva, tente realizar as seguintes reflexões: Como você está interpretando a pandemia em 2020? Você tem achado que esse ano foi “perdido” ou mesmo uma sequência de catástrofes? Ou tem percebido que 2020 propiciou ensinamentos, buscar a felicidade em pequenas coisas, estar com a família ou mesmo curtir sua própria companhia, valorizar os momentos vividos com pessoas queridas ou como um passeio no shopping pode ser legal, mas que é possível ficar sem frequentá-lo e sem comprar uma roupa nova por um tempo e ainda assim, viver bem?
A partir desse exercício, entra em cena a diferenciação entre duas palavras: através e apesar. Não é adequado dizer que apesar da adversidade, uma pessoa se mostrou resiliente. O correto é afirmar que através da experiência difícil, foi possível o desenvolvimento de resiliência. Ao passar por esse momento pode-se falar em resiliência, superação e adaptação positiva. Assim, reflita mais um pouco. Por estar em uma pandemia, o que você conseguiu desenvolver? Passou a cozinhar em casa? A ter mais tempo para você mesmo e para sua família? Deu prioridades para coisas diferentes? Reavaliou sua vida e o que está fazendo com ela? A resiliência envolve aceitar o que não se pode mudar e realizar flexibilizações para lidar da melhor forma possível com esses novos desafios. Agora você pode estar se perguntando: como desenvolvo resiliência?
Para responder a essa pergunta, devemos reconhecer os fatores de risco e de proteção. Fator de risco é tudo aquilo que nos coloca em situação de vulnerabilidade ou tudo que leva ao desenvolvimento de problemas físicos ou mentais, como o desemprego, a insatisfação profissional, falta ou limitação de rede de apoio, uma relação amorosa difícil e, agora a onipresente situação de viver em um cenário pandêmico. Já fator de proteção é aquele que te auxilia a superar o risco, como estar satisfeito no emprego e possuir uma rede de apoio significativa com pessoas que realmente se importam com você. É a partir do interjogo desses fatores (de risco e de proteção), que a resiliência é forjada. Se você experimenta mais fatores de proteção do que de risco, provavelmente você conseguirá desenvolver resiliência. Caso esteja com mais fatores de risco que de proteção, a tendência é que você não consiga se mostrar resiliente.
A boa notícia é a possibilidade de trabalhar para modificar essa realidade. Em um novo exercício podemos nos perguntar: O que faz com que eu me sinta bem? O que favoreceria uma adaptação positiva a um momento difícil como este? É fundamental apresentar uma diversidade de fatores de proteção para conseguir desenvolver resiliência. Assim, a partir de suas respostas para as perguntas acima, tente se dedicar mais ao que te traz relaxamento e bem-estar, ao que te faz sorrir e te diverte. Fortaleça sua rede de apoio, aproxime-se de pessoas queridas, claro, sempre com os cuidados necessários para evitar contaminação da COVID-19. A pandemia pode nos ter privado de ter relações face a face, mas existem outros meios de ter alguém especial por perto. Qual é o seu jeito de se manter ligado a alguém? Independente da forma é indispensável se manter conectado com pessoas que você possa contar, que te façam se sentir especial e querido.
Definitivamente, 2020 não foi um ano fácil, mas estamos chegando ao final dele. Avalie quais foram os seus desafios, mas também os ensinamentos aprendidos. A pandemia vai continuar e não sabemos por quanto tempo, mas agora ela já não é mais uma surpresa, sabemos o que fazer para controlá-la. A expectativa do sucesso das vacinas também traz esperança! Que 2021 se inicie com muito otimismo, saúde e amor para todos nós!
* Mayse Itagiba Rooke é psicóloga e docente de Psicologia na Universidade Anhembi Morumbi, doutora em Desenvolvimento Humano, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Realiza pesquisa sobre resiliência em famílias.
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (http://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.
Sobre a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições, em oito estados brasileiros, e cerca de 309 mil alunos e polos em diversos locais do país na modalidade de educação digital. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD.br.
Sobre a Laureate International Universities
A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online, em mais de 150 campi, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, que significa estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade é beneficiada. Saiba mais em: http://www.laureate.net