Na tarde deste domingo (19), quatro homens foram detidos pela polícia em flagrante por pesca no período de defeso no rio Itabapoana, próximo da Ponte Nova, no bairro Lia Marcia, em Bom Jesus do Itabapoana. Com eles foram apreendidos 25 kg de peixe, 14 redes e um barco. Todo o material e os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de Alegre (ES).
Defeso, período que tem seu início no dia 1º de novembro e encerramento no dia 28 de fevereiro, é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.
Apenas espécies que são criadas em viveiros e possuam documentação expedida pelo Ibama podem ser capturadas. O descumprimento da proibição de pesca acarreta em penas que incluem multas que podem variar de um até dez salários mínimos. A punição também prevê a apreensão do material usado na atividade.