Porciúncula sofre mais uma vez com as cheias. O rio Carangola atingiu 7,44 metros ao meio dia deste sábado, 20, alagando ruas de diversos bairros e desalojando centenas de pessoas.
Equipes da Prefeitura Municipal estão agindo desde a manhã de sexta-feira, 19, para atender a população. A Secretaria de Promoção Social providenciou abrigos com toda a assistência aos desalojados. Centenas de pessoas foram encaminhadas à Escola Mirela Meira Lira, à Creche Vovó Dininha e ao Colégio Estadual José de Lannes, onde assistentes sociais do município prestam atendimento às famílias desabrigadas.
As pessoas desabrigadas nos colégios são catalogadas e recebem café da manhã, almoço e jantar, material de higiene, informações e máscaras.
A secretária de Promoção Social, Maria Antonieta Correa Gomes, explica que o atendimento às famílias foi bastante rápido: “A Secretaria já estava se preparando para este momento desde janeiro, com todo o aparato e suporte assistencial. Para os que não tem, doamos travesseiros, colchões e lençóis, além de máscara para todos os abrigados”.
A equipe de Saúde do município também está prestando atendimento aos desabrigados, com visita de plantonistas em caso de necessidade.
As equipes de trabalho do município estão nas ruas, atendendo moradores e prestando ajuda e informações.
A Defesa Civil pede que a população:
- Evite entrar na água da enchente;
- Evite circular desnecessariamente nas ruas;
- Evite transitar sem necessidade nos bairros alagados;
- Não descarte lixo de qualquer espécie nas ruas;
- Economize água;
- Use máscara;
- Evite aglomeração;
- Fique atenta para o aumento das águas.
O telefone disponível para atendimento às necessidades é o 3842-1388.
Por Rosimere Ferreira / Decom