*Por Adma Pillar
*A epidemia de H1N1 no Brasil provocou até o dia 6 de junho, 886 mortes.
Os dados foram divulgados sexta-feira, 17, pelo Ministério da Saúde. Até agora, foram contabilizados 4.584 casos da infecção, 32 vezes mais do que foi registrado ano passado. São Paulo é o estado que mais fez mais vítimas.
* Um chinês homossexual está processando um hospital psiquiátrico na província de Henan, na região central da China, por tentar “curá-lo” da homossexualidade com drogas, confinamento e agressões físicas.
*Foi liberado, pelo MEC, R$ 138,5 milhões para pagamentos de bolsas e auxílios do programa Ciência sem Fronteiras, correspondente à seleção de 2014. Os recursos foram repassados para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e deve beneficiar 9.851 estudantes no exterior.
*E ainda falando em MEC, o Presidente Interino, Michel Temer e o Ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram 75 mil vagas para o Fies, programa federal de financiamento do ensino superior.
*A fotógrafa Pedrita Junckes causou um alvoroço no Instagram ao compartilhar com seus seguidores uma foto em que Sabrina Sato aparece nua, usando apenas adesivos cor de rosa e a mão para se cobrir. Pedrita Junckes não explicou de que ensaio a imagem de Sabrina Sato fazia parte e apenas legendou a foto com a palavra “unpublished” (não publicada, em português).
*Refugiados apresentam culinária e artesanato em feira no centro do Rio Em meio a acarajés e artesanato brasileiro, arepas colombianas, fattehs sírios e vestes com estampas típicas do Congo não deixaram faltar cor e sabor à feira cultural e gastronômica que reuniu refugiados e brasileiros na Praça Mauá, na região portuária, centro do Rio.
*Inaugurada no Rio a 1ª galeria do maior túnel subterrâneo do país, Túnel Prefeito Marcello Alencar. Com capacidade para receber até 55 mil veículos por dia em cada galeria, o túnel só ficará fechado ao tráfego, diariamente, de 22h às 4h.
*O Índice Global da Paz, divulgado anualmente, aponta que o mundo está mais perigoso. Apenas 10 países, de 163 estudados, estão completamente livres de conflitos graves, como crises de refugiados, guerras e ataques terroristas. O índice é baseado em 23 indicadores quantitativos (como gastos com exército, taxa de homicídios e população carcerária) e qualificativos. A Islândia permanece na primeira posição de país mais pacífico desde 2007, quando o índice foi divulgado. Confira a seguir os outros nove países menos violentos do mundo. O Brasil está apenas na 105ª posição, logo atrás dos Estados Unidos. Iraque, Sudão do Sul e Síria (163ª e última posição) são considerados os menos pacíficos do mundo .
* Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia. Uma publicação intitulada “Coisas que não voltam mais”, criada por um usuário do Facebook chamado Jucelino Marlete e que já tem mais de 12 mil compartilhamentos, reúne basicamente objetos e produtos que já não são mais fabricados ou que não conseguimos encontrar tão facilmente hoje em dia (pelo menos não tão facilmente como antigamente).
* Mercados em baixa.
Produtos vencidos e ofertas fantasmas são as maiores queixas dos consumidores brasileiros, mesmo com o Procon atento, as coisas não funcionam tão bem como deveriam.
*Exposição com nus questiona padrão de beleza imposto pela publicidade. O artista plástico e publicitário Massena, que no fim de 2015 lançou a campanha;Qual a sua verdadeira beleza?; no Instagram, inaugurou na sexta-feira, 10 de junho, seu mais recente projeto.
Em “Ellas by Massena”, em exposição no espaço FM Hall Estúdios, no Bossa Nova Mall, no Rio, ele questiona os inalcançáveis padrões de beleza impostos pelo mercado publicitário.
*Adma Pillar é especialista em Língua Portuguesa e Comunicação, Literatura e Redação. Foi professora Universitária, locutora da Rádio Itaperuna AM, apresentadora e redatora da TV Itaperuna, editora da Revista De Bem com a Vida e ex-colunista do Jornal O Itaperunense