Viaturas policiais compradas ou alugadas e os veículos que fazem o transporte de presos deverão ter para-brisas blindados. É o que estabelece o projeto de lei 494/2015, do Dr. Deodalto (DEM), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (28), em segunda discussão.

De acordo com a proposta, os editais de licitações para aquisição ou locação destes veículos deverão ter a especificação de blindagem de, no mínimo, nível três, que resiste a tiros disparados por fuzis. A norma também estabelece que para-brisas blindados sejam instalados nas viaturas já existentes, de forma gradativa, em até dois anos.

Dr. Deodalto diz que o objetivo é salvar vidas aumentando a segurança dos policiais em serviço, ocasião em que, em sua maioria, quando alvejados, são baleados frontalmente. “Em 90%, dos casos, o para-brisa é o principal ponto atingido, deixando policiais mais vulneráveis. Desde o início do ano, já foram 58 policiais mortos no estado”.

O texto seguirá em até 15 dias úteis para o governador em exercício, Francisco Dornelles, para decidir pela sanção ou veto.