Realizado pela primeira vez em 2015 no município, o Audax Brevet de 200 km retorna a Itaperuna. O desafio de ciclismo de longa distância passará pela cidade neste domingo (05).
A organização da prova fechou parcerias com as três esferas de governo federal, estadual e municipal e contará com três viaturas da Polícia Rodoviária Federal, blitz da Polícia Militar e a presença ostensiva das Guardas Municipais em todas as cidades do percurso. Além de todo o aparato governamental a organização contará com carros circulando por todo o percurso em apoio aos ciclistas. Serão 200 Km de prova com a largada em Italva, passando por Itaperuna e chegada em Muriaé.
Foto: Divulgação
Mulheres itaperunenses no Audax
O ciclismo de longa distância exige muito esforço e preparo físico dos participantes que desejam testar seus limites pessoais. A exigência física de alto nível de preparação torna o esporte mais comum entre os homens, porém as mulheres tem aderido cada vez mais a modalidade provando a força e a determinação do sexo feminino. O JBN entrevistou duas representantes da força do pedal feminino de Itaperuna, que irão participar do desafio:
Mônica C. P. de Souza – 40 anos
Foto: Arquivo pessoal Mônica de Souza
Mônica de Souza é funcionária pública, advogada e mãe de quatro filhos. Sua história com o ciclismo começou há 2 anos, após o nascimento de sua filha caçula, quando decidiu mudar seus hábitos para voltar a ter uma vida saudável.
De lá para cá já, foram 10 Audax brevetados (8 de 200 km; 1 de 300km e 1 de 400km). Seus treinos são diários com acompanhamento de seu marido, que é profissional de educação física e também praticante do ciclismo de longa distância. Além disso, a ciclista tem acompanhamento de um fisioterapeuta e mesmo com a correria do dia a dia, tenta manter uma dieta equilibrada.
“Lendo sobre provas de longa distância, descobri o Audax e depois que fiz o primeiro gostei muito, as amizades que ficam são a melhor medalha”- esclareceu.
Questionada sobre o numero de atletas mulheres no desafio, ela lamentou:
__ Realmente são poucas mulheres, o que é uma pena. Sempre tento estimular ao máximo a participação feminina. As mulheres tem uma resistência incrível para participação nestas provas. É difícil conciliar vida profissional, filhos, casa, marido, mas é muito gratificante!
Simone Louzada Braga – 45 anos
Foto: Arquivo pessoal Simone Louzada
Simone Louzada é administradora e bióloga, mãe de duas filhas, uma 19 e outra de 24 anos. Sua história com o ciclismo iniciou-se com o próprio Audax, através de um convite feito pelo Dr. Ronald Novaes, que apresentou a ela a ideologia da prova e as técnicas de pedal para um bom desempenho em longa distância.
Em 2013 na cidade de Rio das Ostras, completou quatro desafios Audax de 200km. Também fez 200 Km em Volta Redonda e Itaperuna. Na cidade de Porto Alegre, foram 300 km, totalizando 7 desafios Audax.
Simone nos contou que não sobra muito tempo para treinos devido a vida agitada, porém pratica musculação três vezes na semana com treinos direcionados para ganho de força e resistência, além de um pedal por semana, aos domingos. Também procura ter uma alimentação balanceada.
“A ideologia da prova nos mostras que o adversário a ser vencido é você mesmo. É uma prova onde precisamos de muita garra, força de vontade e superação, além de um psicológico muito equilibrado”- declarou.
Sobre a participação feminina no Audax, ela esclareceu:
__ A grande maioria ainda são homens. Por ser uma prova longa onde se passa horas e horas pedalando tanto de dia e a noite, para mulher é difícil e perigoso ficar sozinha por tanto tempo numa estrada. É muito gratificante a chegada de um Audax, é mágico e glorioso, pois o desafio é sempre diferente e surpreendente. Gostaria que mais mulheres sentissem essa emoção e que é possível conquistar esse desafio, basta realmente querer.
A largada do Audax Brevet de 200 km de Itaperuna, será na praça Cel. Romualdo de Barros, em frente à rodoviária e o horário está previsto para as 8 horas. Todos os tipos de bicicletas e acessórios serão permitidos, menos as motorizadas (elétrica ou combustão).
Todos os atletas que completarem o desafio, recebem certificado de conclusão, medalha e brevet homologado pelo Audax Club Parisien.