Os ataques cibernéticos são um problema em todo o mundo. Todos os dias, dezenas, centenas de contas são hackeadas mudo a fora.

Os cibercriminosos têm várias táticas de violação de senhas e contam com a ajuda de programas maliciosos para decodificar as combinações e roubar os dados dos usuários.

Existe até um mercado de compra e venda de credenciais de login e senhas e, se você é daqueles que usa a mesma senha para tudo ou que nunca troca as combinações de acesso, pode estar com seus dados em perigo.

Uma das principais orientações dos especialistas em segurança online é que você troque com frequência suas credenciais de acesso e não use a mesma combinação em todos os sites.

Um desafio e tanto, nessa era em que, para quase tudo, a gente precisa de login e senha…

Não é a toa, que milhares de usuários acabam optando pelo mais prático… e, na maioria das vezes, menos seguro.

Um estudo recém publicado pela Mozilla, dona do navegador Firefiox, mostrou que grande parte das senhas violadas na Internet utiliza personagens de séries TV e modalidades esportivas.

Pra você ter uma ideia, a Mozila identificou, na lista de senhas roubadas, mais de um milhão de credenciais com referências a esportes como futebol e baseball.

Outros 370 mil usuários que tiveram as senhas expostas nesses bancos de dados roubados adotavam como password nomes de personagens do famoso seriado Friends, como Rachel Green, uma das personagens de destaque da produção.

Então, já sabe: nada de nomes muito conhecidos na hora de criar uma senha.

Para uma combinação segura, é importante também evitar sequencias numéricas ou coisas do tipo. “senha123”.

O ideal é dar preferência a códigos mais longos, que combinam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais.

Se possível adote o uso de gerenciadores de senhas, que são programas seguros que utilizam criptografia para proteger os códigos.

Redação com Rádio 2