Itaperuna abriu nesta quinta-feira (06), o primeiro dia do Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Estado do Rio de Janeiro 2019 (PNAIC/RJ), que reúne diversos profissionais da educação da região onde são discutidas políticas públicas da educação e diagnosticadas a formação continuada de professores alfabetizadores. O evento acontece no auditório do Hospital São José do Avaí para os diretores das escolas, orientadores pedagógicos, diretores de ensino, normalistas (alunos do curso Normal) e professores municipais de Itaperuna, além de receber secretários de educação, orientadores pedagógicos e professores dos municípios vizinhos.
Logo na abertura, as crianças do Jardim de Infância M. Profª. Maria Madalena Magacho apresentaram uma linda dança, e a apresentação musical ficou por conta do Colégio Estadual Chequer Jorge.
Após a formação da mesa com o comitê gestor estadual do PNAIC, a conferência foi aberta com o tema ”Mobilização Social nas políticas educacionais pela alfabetização”, onde também formaram uma mesa redonda abordando a ”Valorização da voz docente nas políticas de formação continuada” e um painel de discussão com experiências de implementação de formação para professores alfabetizadores e as especificidades locais municipais.
‘’É um programa que tem o objetivo de trabalhar metodologia com os professores, para que realmente essa alfabetização aconteça, de fato, e que as crianças tenham a oportunidade de serem alfabetizadas na idade certa e, com isso, a gente possa ter um desenvolvimento significativo da educação, já que alfabetização é à base de tudo’’ disse a secretária de Educação, Tereza Cristina do Carmo.
Participam do encontro, a coordenadora da Secretaria Estadual de Educação, Izabel Cristina Antunes da Trindade, e as secretárias de Educação de Laje do Muriaé, Hellen Kátia Pontes Curvello e de Itaocara, Fábia Rohen Campani.
O 2º e último dia do Seminário do PNAIC acontece nesta sexta-feira, entre 08h e 17h.
Da redação do JBN com Decom