Cerca de 150 educadores da rede municipal de ensino de Itaperuna participaram, nesta quinta-feira (07), do I Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que teve o objetivo de compartilhar informações sobre a formação e alfabetização desde a educação infantil até o 3°ano do ensino fundamental I. O evento, que teve como tema central “Autonomia: Fazer Acontecer”, aconteceu no Tênis Clube, no Centro.
A abertura do evento contou com a presença do secretário de Educação, Prof. França Bombeiro, que agradeceu a dedicação dos professores, orientadores e toda equipe envolvida. “Diante às dificuldades pelas quais a educação no país atravessa, momentos de conhecimento como esse nos impulsiona para acreditar sempre que a educação é agente modificador e que nos permite sonhar”, disse.
A subsecretária de Educação, Priscila Verdan, a coordenadora municipal do PNAIC, Saionara Rabelo e a auxiliar de orientação do PNAIC, Hellen de Oliveira Teixeira também participaram do seminário.
Durante todo o dia foram ministradas palestras com a pedagoga e mestranda em educação pela Universidade Federal (UFF), Giselle Amorim, que falou sobre “É possível pensar em autonomia docente dentro do BNCC, e com Manaara Iack Cozendey, doutora em administração pela Universidade Americana, que falou sobre “Saber para fazer: Desenvolvendo competências”, tendo como mediadora, a pedagoga e mestre em Cognição e Linguagem, Deise Rocha.
O local foi todo decorado com materiais produzidos por professores, orientadoras e alunos que mostraram a Arte e Movimento, Ludicidade, Oralidade e Escrita, Matemática e Literatura.
“É muito importante ter um olhar e uma prática diferenciados com as anos iniciais, pois é lá que tudo começa”, disse Saionara Rabelo.
Da redação do JBN com Ascom