Para combater de forma mais ágil, integrada e humanizada o crime de violência contra as mulheres, foi inaugurado na Delegacia Legal de Itaperuna nesta sexta-feira (24) o Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM).

A cada hora, 503 mulheres sofreram algum tipo de agressão física em 2016, segundo pesquisa do instituto Datafolha encomendada pelo Fórum de Segurança Pública. No total, foram 4,4 milhões de mulheres, 9% da população acima de 16 anos, que relataram ter sido vítimas de socos, chutes, empurrões ou outra forma de violência.

As agressões verbais e morais, como xingamentos e humilhações, atingiram 22% da população feminina.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Assistência Social, Camila Andrade, que representou o prefeito, Dr. Marcus Vinícius, a presidente da Câmara Municipal de Itaperuna, Amanda da Aidê, a assessora especial de assuntos institucionais da Secretaria de Direitos Humanos, Kátia Lobo, a presidente da Associação ItaMulher, Nelma Lemos, a superintendente de enfrentamento à violência do Estado do Rio, Sônia Lopes, o secretário de Educação do município, Prof. França Bombeiro, a psicóloga e coordenadora do CIAM – Centro Integrado de Atendimento à Mulher, Débora Rosa- e toda a equipe, além do delegado titular Dr. Márcio Caldas e inspetores da 143º DP.

O NUAM estará funcionando no segundo piso da 143º DP, com inspetoras experientes, além de um espaço separado para as crianças brincarem enquanto a mães fazem ocorrências.

Da redação do JBN – Fotos: Divulgação