A prefeitura de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, lançou, nesta quinta-feira, 18/05, o sistema que permite a emissão do alvará online, agilizando o processo de abertura e legalização de empresas. Uma parceria entre a Prefeitura, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Sebrae/RJ possibilitou ao município aderir ao Sistema de Registro Integrado – REGIN. A partir de agora, os processos são totalmente informatizados e podem ser concluídos em até 72 horas, dependendo do ramo de atividade da empresa.
O lançamento aconteceu na sede do Sebrae, em Itaperuna, onde o prefeito Marcus Vinícius, o presidente da Jucerja, Luiz Velloso e a presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, anunciaram os benefícios do novo sistema. “A burocracia impede o desenvolvimento, faz com que muitos empresários desistam por conta da demora, da dificuldade. Esse sistema é um marco para a nossa região, e eu agradeço o esforço da minha equipe, que é muito competente, e o apoio que tivemos do Sebrae e da Jucerja”, disse o prefeito.
Velloso esclareceu que a iniciativa visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos, como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Corpo de Bombeiros e Prefeitura. “O empresário ou contador dá entrada no processo via internet, sem precisar sair do escritório. Todos os órgãos responsáveis pela legalização de uma empresa são comunicados simultaneamente, e é isso que agiliza o trâmite. Um processo que demorava em média de 30 a 60 dias pode ser resolvido entre 24 e 72 horas”, explica o presidente da Jucerja.
Carla Pinheiro reiterou que a velocidade do processo estimulará a regularização de novos negócios. “Precisamos fazer tudo para facilitar a vida do empresário, porque é ele quem investe e faz o país crescer. O Sebrae está de portas abertas para ajudar os municípios na implantação de políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. Itaperuna está de parabéns e passa a ser exemplo para outros municípios”, disse.
O coordenador regional do Sebrae no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, o Delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Jader Barbosa, a presidente da Câmara Municipal de Itaperuna, Amanda Braga, secretários municipais, empresários e contadores da região também participaram da solenidade.
Ascom