O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu um alerta na tarde desta sexta-feira (30), para todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, entre eles Itaperuna, em decorrência da onda de calor e do risco potencial para a saúde dos moradores da região Noroeste Fluminense.

De acordo com o Instituto, as temperaturas estarão 5ºC acima da média por um período de 2 ou 3 dias, ocasionado um perigo potencial para a saúde. Em Itaperuna, as máximas previstas são de 37ºC e sensação térmica acima dos 40ºC. A previsão, de acordo com o INMET é de que apenas na terça-feira (03), as temperaturas caiam um pouco mais.

Os riscos da onda de calor para a saúde

O calor extremo provocado por massas de ar quente — fenômeno comum nesta época do ano, mas acentuado na última década pelas mudanças climáticas — traz desconfortos e riscos à saúde. Não se trata somente de desidratação e insolação. Um estudo da Faculdade de Saúde Pública de Harvard (EUA), o maior sobre o tema feito até hoje, mostrou que as temperaturas altas aumentam hospitalizações por falência renal, infecções do trato urinário, entre outras enfermidades.

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), aconselham para que se beba muita água e fique na sombra sempre que possível, evitando o sol, principalmente nas partes mais quentes do dia, entre 11h e 15h. Em casa ou no trabalho, fique nas áreas mais frescas, feche cortinas, se necessário, e mantenha as janelas fechadas quando está mais quente no exterior. Também é importante que, ao sentir qualquer mal-estar, a pessoa tome água e descanse. Se tiver falta de ar, dor no peito, confusão, tontura ou fraqueza persistentes, procure ajuda médica.

sem-titulo

Foto: Reprodução/INMET