Três terminais da Prumo Logística, no Porto do Açu, em São João da Barra, serão inaugurados nesta terça-feira (7).
A inauguração dos terminais aumenta a perspectiva da geração de emprego e renda para toda a região nos próximos anos. Os terminais de multicargas, de petróleo e de combustíveis marítimos vão elevar o fluxo de operação do porto e consequentemente a necessidade de mão de obra.
Segundo o economista Alexandre Delvoux, ainda não é possível fazer uma previsão em números da quantidade de empregos que podem ser gerados, mas que depois de iniciado os serviços será visível a geração de renda na região. “Não sabemos se os trabalhos no local vão começar de imediato. Mas, com certeza vai gerar muito emprego, não apenas para São João da Barra, mas para toda a região. O porto tem uma alta capacidade de produção”, frisou.
Ainda de acordo com o economista, vários setores serão beneficiados indiretamente com a expansão dos terminais. “O setor de transporte vai ser muito beneficiado e vai gerar muitas vagas. Os trabalhadores precisam estar preparados para essas novas possibilidades. Muitos trabalhos que eram feitos em Macaé, por exemplo, serão transferidos para Campos e São João da Barra”, ressaltou.
Alexandre contou que a preocupação diz respeito à região não ter atualmente uma linha férrea em funcionamento. “O volume de escoamento seria muito maior se pudesse ser feito por transporte ferroviário. Muitas cargas dependem desse tipo de transporte. Existem projetos para esse setor, porém são projetos de longo prazo”, concluiu.
Foto: Prumo Logística
Fonte: Terceira Via