Um concurso organizado pelo programa SEPT (Small Enterprise Promotional and Training), da Universidade de Leipizig, na Alemanha, em parceria com o Instituto Federal Fluminense e o Programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura do Rio Janeiro, promete criar novas oportunidades de negócios no Noroeste Fluminense.

A competição “Campo das Ideias” surgiu para que produtores rurais aperfeiçoem seu lado empreendedor focando em projetos como a geração de energia renovável, exportação de produtos orgânicos ou turismo de aventura.

As equipes competidoras são formadas por agricultores, pecuaristas e estudantes do Instituto Federal Fluminense. Treze grupos de seis cidades estão participando: Italva, Itaperuna, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai e Porciúncula, tradicionais municípios produtores de leite e café. “Queremos aliar o melhor da experiência do produtor e o melhor do conhecimento técnico dos alunos. O produtor pode ter uma boa ideia e o estudante pode trazer isso para a prática, sugerindo a adoção de tecnologias, dependendo do caso”, afirma o diretor de Pesquisa, Inovação e Extensão do IFF, Daniel Ferreira.

Juliano Boechat, beneficiário do Programa Rio Rural em Bom Jesus do Itabapoana, se inscreveu no concurso com o projeto de criação de um entreposto comercial de ovos de galinha caipira, que são mais nutritivos e têm maior valor agregado em relação os ovos de granja. Na comunidade de Juliano, existe apenas uma propriedade que fornece o produto. “A maioria aqui produz leite e, recentemente, alguns têm investido em legumes e verduras. Leite é bom, mas o preço varia conforme o mês. O ovo de galinha caipira tem boa saída o ano todo. O entreposto daria segurança ao negócio”, explica ele.

O produtor Jorge Almeida, de Varre-Sai, também defende a criação de entrepostos em municípios do Noroeste Fluminense, mas voltados para a venda produtos agrícolas em geral e que sejam administrados por associações de produtores rurais. Ele sugere a instalação de painéis eletrônicos nos locais de venda, exibindo a cotação dos produtos para facilitar a comercialização. “Por conta da precariedade dos mercados municipais, os agricultores têm preferido vender para os programas institucionais, como a merenda escolar. Por sua vez, os donos de mercearias da região compram produtos até de outros estados, pois não têm quem forneça nas redondezas. O entreposto uniria as duas pontas”, ressalta o produtor.

Durante dois anos, Omar Torres, pesquisador da Universidade de Leipizig, na Alemanha, e mestre em administração de empresas, estudou a realidade econômica de duzentas famílias de Italva e Itaperuna, tradicionais produtoras de leite. A pesquisa apontou que quase 60% dos entrevistados tiram o sustento dos alimentos que produzem, 16% ganham dinheiro em atividades do segmento rural, como aluguel de sítios, enquanto 25% trabalham em áreas diversas. Torres observou que as cidades vizinhas tinham uma realidade parecida e, acima de tudo, potencial para a expansão econômica rural.

Segundo o pesquisador, a agricultura moderna é baseada no princípio da multifuncionalidade. Os sistemas sustentáveis, como a produção de orgânicos, por exemplo, abrem o leque de atividades, pois a venda do alimento pode ser apenas uma das fontes de renda. “Quando se pratica a monocultura, o que importa é apenas produzir muito e vender. Nos orgânicos, além da geração de renda, existe a proteção do solo e pode-se criar o turismo agroecológico”, detalha o pesquisador.

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, ressalta também que o concurso é um importante incentivador de tecnologias sociais, que aliam o saber popular, a organização comunitária e o conhecimento técnico. “A iniciativa promove a inclusão social no campo, além de ganhos ambientais e econômicos, tornando o produtor rural protagonista do desenvolvimento sustentável”, conclui Áureo .

A proposta é que os negócios em destaque no concurso “Campo das Ideias” possam ser replicados em outras cidades. Os melhores projetos terão acompanhamento técnico de entidades parceiras como a Emater-Rio e o Sebrae-Rio para serem executados. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 22, durante a Semana do Conhecimento, evento acadêmico do IFF, em Bom Jesus do Itabapoana.

concurso-e-realizado-no-noroeste-fluminense-tradicional-regiao-produtora-de-leite-e-cafe-foto-aline-proenca treze-grupos-formados-por-produtores-rurais-e-estudantes-estao-concorrendo-com-propostas-de-negocios-rurais-sustentaveis-foto-aline-proenca-3 as-melhoras-ideias-de-negocio-serao-executadas-por-meio-de-consultoria-de-entidades-como-emater-rio-e-sebrae-rio-foto-aline-proenca

 

*Informações e fotos: Rio Rural