O aterro Sanitário (lixão), mantido pela Prefeitura de Itaperuna, às margens da RJ 210, próximo do bairro São Mateus causa transtornos a comunidade deste 2009. Nesta terça-feira (06), a queima de detritos fez com que a fumaça se espalhasse no local, preocupando os moradores, já que a queima de lixo misturado a resíduos plásticos gera a combustão de um gás poluente e tóxico que é prejudicial à saúde. Vale ressaltar que a queima de qualquer tipo de resíduo que gere fumaça e prejuízo ao meio ambiente, é proibido por lei.

O lixo pode muitas vezes conter materiais perigosos, que oferecem sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como baterias de veículos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos químicos, tóxicos e/ou corrosivos etc. Atraindo também ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarréias infecciosas, parasitoses, amebíase etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose.

Alguns moradores informaram que denunciaram o casa a Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria de Meio Ambiente, e esperam uma solução para o problema.

Da redação do JBN – Fotos: Leitor