Diante da proximidade das festas de fim de ano e a determinação da Prefeitura do Rio de fechar áreas comuns de condomínios onde não são usadas máscaras, como saunas e piscinas, muitos condomínios vêm tomando medidas para reforçar as ações de segurança interna. Com o aumento dos casos de Covid-19 em todo o Estado do Rio de Janeiro, muitos condomínios já vinham aumentando as medidas restritivas de convívio interno. Segundo o coordenador Síndico da Cipa, Bruno Gouvêa, todos os protocolos de segurança foram reforçados.

– Cada condomínio tem sua convenção interna própria, mas, de forma geral, reforçamos todas as ações de segurança sanitária. É um dever do síndico zelar pela saúde e segurança de todos os condôminos.

O representante da Cipa afirma que a principal arma do síndico é aprimorar a comunicação interna.

– Precisamos, num momento crítico como este, orientar sempre. Explicar as medidas podem ajudar a evitar ou diminuir possíveis conflitos. O papel do síndico é o de encontrar uma saída razoável, buscando moderar possíveis argumentações distintas, mas tendo os fatos como princípios balizadores de qualquer decisão – afirma Gouvêia.