A história relata em diversas etapas do desenvolvimento humano, uma série de pessoas, em diferentes locais, preocupadas em guardar e armazenar objetos, de modo a preservá-los. Os grandes acervos que ajudam a contar boa parte da história da humanidade, quer particulares, quer de museus, iniciaram-se, em sua maioria, por pequenas coleções particulares.
Nos dias atuais, milhões de pessoas colecionam os mais diversos tipos de objetos: moedas, cartões telefônicos, selos, cartões postais etc… Mas, em Itaperuna, o Jornal Brasil Novo descobriu um colecionador que possui um acervo pra lá de inusitado: santinhos políticos.
Gilberto Almenara, de 36 anos, administrador e contador, casado, coleciona panfletos distribuídos durante as campanhas eleitorais com a foto e o número dos candidatos, os populares santinhos políticos.
Gilberto que é morador do bairro Aeroporto, começou sua coleção há 20 anos, durante as eleições municipais de 1996. Nesse tempo, acumulou material de campanha de 4 eleições para prefeito e vereadores, 4 eleições de governadores e deputados e 4 eleições para presidente. O colecionador estima que possui mais de 10 mil santinhos em álbuns organizados. “É uma coleção muito diferente e engraçada”, admite ele.
Gilberto Almenara teve seu interesse despertado pelos santinhos políticos quando ainda era adolescente, durante um debate político promovido em sua escola. Ele contou ao JBN como tudo começou:
“Eu tinha 16 anos de idade e estava no Segundo Grau (atual Ensino Médio), quando em uma aula de Sociologia, candidatos a prefeito e vereadores do município foram convidados para um debate político na escola. Na ocasião, todos distribuíram seus santinhos. A partir daí, tive a ideia de colecioná-los como em um álbum de figurinhas, todos separados por coligações. No Brasil acho que só eu tenho uma coleção maluca destas, não tenho com quem trocar figurinhas e só as consigo de 2 em 2 anos”, lamenta.
Conhecido por seu engajamento em lutar pelos direitos estudantis desde cedo, Gilberto que já foi presidente de grêmio estudantil, de diretório acadêmico e presidente da Federação de Estudantes de Itaperuna, falou sobre sua percepção do cenário político atual no município itaperunense, e o que espera dos futuros administradores da cidade:
“O grupo político atual não governa para o povo e isso atrapalha o desenvolvimento econômico e social da cidade. Somos carente de empregos e temos problemas com licitações de transportes públicos. Dos futuros governantes que assumirem Itaperuna, espero competência, honestidade, desenvolvimento e compromisso com o povo”, anseia ele.
O colecionador de santinhos políticos não possui outras coleções, tem como hobby passar seu tempo na zona rural entre a natureza, onde foi criado e almeja ter sua coleção reconhecida no Guinness Book, o livro dos recordes.
Foto: Arquivo pessoal