Com objetivo de estimular a participação de católicos do município no cenário das eleições municipais de 2016, a Diocese de Campos promoveu na manhã do último dia (18), um encontro dos pré-candidatos a prefeito de Itaperuna.
O evento foi realizado no salão paroquial da Matriz São José do Avahy e contou com a presença dos prefeitáveis Marcus Vinícius, do PR, Luiz Cerqueira, do PTdoB, Nando Gouveia, PSDB, Alexandre Pereira da Silva, do PP e Thiego Ladeira, da REDE SUSTENTABILIDADE.
Dividido em três partes, o encontro começou com o bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, que abordou o posicionamento da Igreja com a leitura da Declaração dos Bispos do Regional Leste 1, a respeito do perfil dos candidatos e do voto consciente.
O segundo momento contou com a apresentação do perfil de cada pré-candidato, seus princípios e as ideias em que acredita. Cada um teve o tempo máximo de 15 minutos para se pronunciar, sob os olhares de fiscais do TRE que acompanharam a reunião.
O primeiro a se apresentar, por ordem de sorteio, o pré-candidato Luiz Cerqueira, disse que não era político, mas estava candidato por achar que chegou a hora de uma participação mais ativa dos que pretendem viver em Itaperuna. Destacou como meta a Defesa Animal e a Cultura no município.
Marcus Vinícius achou interessante o encontro e plausível a Igreja se posicionar desta forma para ajudar os fiéis e falar da importância do voto consciente. Sobre sua fala, ela foi sucinta, objetiva e não falou sobre projetos futuros. Em nota, Dr. Marcus Vinícius disse que todo mundo já conhece a realidade da cidade e o que ela precisa, então, é melhor falar pouco do que falar besteiras. Disse que o povo está cheio de promessas e lamentações e espera passar esperança e fazer a diferença.
Nando Gouveia falou em uma Itaperuna do futuro que avance e não viva de maquiagem como tem sido nos últimos anos.
Thiego Ladeira, agradeceu a Pastoral da Cidadania pela oportunidade de despertar no cidadão o pensamento crítico e a possibilidade de conhecer um pouco do perfil de cada pré-candidato. Destacou a falta de valorização na cultura e projetos para o setor.
Alexandre Pereira da Silva elogiou a organização do evento que considerou muito bom por lhe permitir apresentar sua experiência como administrador, sabendo reconhecer realmente os problemas da cidade e a maneira de resolvê-los ou amenizá-los.
O terceiro e último momento foi com uma oração dedicada à classe política, escrita pelo falecido Papa João Paulo II e a bênção de envio do pleito eleitoral, visando que ele seja realizado com lisura e responsabilidade.
Procurado pelo JBN, o pré-candidato do Psol, Ellias Leão, esclareceu em nota sua ausência no encontro:
” O PSOL Itaperuna está passando por uma fase de reconstrução de sua base e seus quadros. Já havíamos deliberado em assembleia que teríamos uma candidatura para denunciar as bizarrices conservadoras que emergem do pior que temos na sociedade e discutir a vocação de Itaperuna. Porém, ainda estávamos organizando nossa entrada na disputa. Cheguei atrasado na apresentação dos pré-candidatos promovidos pela CNBB, por que não sabia da reunião. E não fui convidado para o encontro, porque a pastoral da cidadania não sabia que estamos pré-candidatos. Respeito muito a CNBB e a pastoral da juventude”.