O prazo para alistamento eleitoral e transferência de título de eleitor termina nesta quarta-feira(04). Eleitores que pretendem participar das próximas eleições municipais em outubro deste ano, devem procurar o cartório eleitoral de seu município.

Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Jovens que irão completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro, também podem se inscrever.

Documentos

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

O Cartório Eleitoral em Itaperuna funciona na Av. Cardoso Moreira, 485, centro, atrás do antigo Fórum, das 11h às 19h. Nesta quarta-feira vai abrir mais cedo, às 09h.