Um fato inusitado chamou atenção de uma eleitora do município de Itaperuna esta semana: sua foto ilustrava a divulgação da candidatura de outra pessoa para vereadora no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Andressa Mello, de 31 anos, é coordenadora de cursos e em entrevista ao JBN, contou que foi alertada sobre a defraudação por um amigo que acessou o site a procura da candidatura de outra pessoa. “Ele achou a minha foto no site e me mandou na hora. Eu achei que era montagem. Custei para entender”, explicou ela.
No site do TSE, a foto de Andressa aparece ilustrando a candidatura de Priscila Foligno da Silva, do PTC (Partido Trabalhista Cristão). Na manhã desta segunda-feira (29), Andressa Mello procurou o Cartório Eleitoral de Itaperuna para denunciar a adulteração.
Segundo ela, não há a mínima possibilidade de haver uma candidatura em seu nome, devido a um problema de não ter votado em uma eleição anterior, portanto não estaria apta para se candidatar a um cargo público, além de não ter intenção alguma de fazê-lo no momento, apesar dos diversos convites.
Perguntada sobre o que poderia ter acontecido, Andressa disse que procurou um advogado e que este lhe falou sobre a desconfiança de que o fato pode estar ligado ao preenchimento de legenda, já que desde 2010, a legislação eleitoral obriga que pelo menos 30% das vagas de nominatas de vereadores sejam ocupadas por mulheres.
“Não acredito que tenha sido um descuido. Acredito que tenha sido algo relacionado a corrida eleitoral e essa questão do preenchimento de cotas para mulheres”, disse Andressa.
Sentindo-se lesada por ter sua imagem associada a algo que não parece lícito, Andressa revelou que entrará com uma ação na justiça para apurar o caso.