Acontece neste sábado (19), das 8h às 17h, o Dia D de Vacinação contra Gripe. A ação é executada pela Secretaria Municipal de Saúde do município e integra as atividades da Campanha Nacional contra a Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação acontece em 22 unidades: São Francisco, São Mateus, Horto florestal, Surubi, Aeroporto, Boa fortuna, Boa Ventura, Raposo, Retiro, Guarita, Venâncio, CEHAB, São Manoel, Costa e Silva, Boa vista, Carulas, Aré, Frigorífico, Penha, Córrego da Chica, Centro de Saúde Raul Travassos e Centro Pediátrico UAP.
PÚBLICO ALVO DA CAMPANHA
Pessoas com 60 anos ou mais;
Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade;
Gestantes;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Trabalhadores de Saúde;
Professores das escolas públicas e privadas que atuam em sala de aula (com alguma identificação profissional ou da escola);
Povos Indígenas;
População Privada de Liberdade e Funcionários do Sistema Prisional;
Pessoas Portadoras de Doenças Crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.
Atenção: para os Portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, para comprovar a indicação será aceita receita médica com motivo da indicação da vacina e receita médica dos medicamentos em uso.
O QUE É E COMO É ADMINISTRADA A VACINA
A vacina influenza A vacina de influenza é constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto não contêm vírus vivos e não causam a doença.
A vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) é administrada por via intramuscular.
CONTRAINDICAÇÕES
A vacina é contraindicada para pessoas febre e com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina como o ovo, por exemplo.
Da redação do JBN – Com Ascom