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60% dos consumidores reconhecem que gostam de combinar a compra online com a compra física, aponta levantamento
É inegável que a maneira que compramos mudou e a grande palavra que define o novo momento de consumo do varejo é ‘experiência’. O consumidor hoje busca por uma jornada de compra híbrida, com sinergia entre o digital e o físico. No varejo, esse conceito tem se difundido como o phygital, termo da fusão das palavras em inglês physical e digital que, de forma simplista, representam a união entre o físico e o online.

 

Essa tendência no comportamento do consumidor muda a maneira como o varejo se organiza para vender e para unir o melhor dos dois mundos. Um estudo recente da MindTree já mostra que 60% dos consumidores reconhecem que gostam de combinar a compra online com a compra física.

 

O fato é que cada vez mais comprar em uma loja presencialmente está ficando parecido com comprar online – as pessoas veem valor em poder ver os produtos, experimentar e comparar, entretanto já estão habituadas com o acesso ao sortimento e inventário do e-commerce. Por isso, agora é possível realizar compras no site e retirar na loja, ter acesso ao site pelo celular enquanto está na loja física, ou ainda comprar na loja física e ser cobrado de forma virtual.
“As possibilidades que o phygital oferece para o varejo são inúmeras, porque o foco está no consumidor e na liberdade de escolha de comprar onde e quando quiser. Nesse modelo, é possível uma loja operar como ‘Guide Shop’, por exemplo, quando os consumidores podem provar e escolher produtos em um estabelecimento físico que funciona como um ‘showroom’ e receber a compra em casa. Ou ainda por meio da estratégia ‘Omnichannel’, permitindo que o cliente utilize todos os canais de venda, intercalando entre eles”, comenta Gustavo Reis head de negócios do Direct, plataforma de gestão do varejo que combina estratégias omnichannel, CRM e PDV.

 

A experiência tende a ser muito mais positiva, visto que o modelo phygital reduz as limitações impostas pelo estoque físico local. E isso acontece porque a logística avançou muito nos últimos anos – em geral as capitais já têm entregas em um ou, no máximo, dois dias.
Aqui no Brasil, muitos varejistas já estão adaptados a esse momento do mercado e investindo nesse novo modelo de negócio. É o caso da Vinci Shoes, referência em ‘flats’, sapatos sem saltos. A marca conseguiu levar o conceito digital da loja para o mundo presencial por meio de suas guide shops, que funcionam como uma prateleira infinita de produtos. Nesse caso, os clientes podem provar o mostruário em todas as numerações disponíveis e receber os calçados escolhidos em casa, sem custo adicional a partir de outros estoques. A marca consegue que seus consumidores nunca passem pela frustração da loja não ter o que eles desejam comprar e com isso garante suas vendas.
Para o executivo, proporcionar essa experiência phygital é uma tendência que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos. Dessa forma, os varejistas devem estar atentos a essas inovações e soluções do mercado, buscando a hibridez nos modelos de negócio e convergindo as experiências online e offline. O objetivo é alavancar os resultados do negócios e atender a nova demanda do consumidor, que ganha mais autonomia e praticidade na jornada de compra, aspectos importantíssimos quando o assunto é experiência.

 

*Gustavo Reis é sócio da Vnda, startup do Grupo Olist, e um dos criadores da plataforma Direct.

 

Sobre Gustavo Reis

Gustavo Reis é co-fundador da Vnda, plataforma de e-commerce especializada em soluções omnichannel para lojistas, que faz parte do Grupo Olist. Recentemente, assumiu a posição de Head de Negócios do Direct, tecnologia de gestão do varejo que combina estratégias omnichannel, CRM e PDV. Reis atua em negócios digitais e varejo há mais de 15 anos, nas áreas de mídia, desenvolvimento de produtos digitais e e-commerce. Participou ativamente do lançamento de algumas centenas de projetos de ecommerce e por 10 anos atuou como professor do segmento na ESPM-Sul.

 

Sobre o Direct

Direct é a solução digital com foco no varejo físico. A tecnologia integra em uma só plataforma recursos omnichannel, CRM e de PDV, para ajudar lojistas a aumentarem suas vendas. A plataforma já impulsiona os resultados de centenas de varejistas por meio da diminuição das barreiras logísticas entre estoques, ampliação dos canais de comunicação com o consumidor e simplificação da operação do vendedor em loja. No seu portfólio, o Direct conta com clientes como Keune, Zissou, Vinci Shoes, Yuool e Spirito Santo. A plataforma faz parte do ecossistema de soluções da Vdna, solução de e-commerce que unifica operações físicas e digitais de lojistas.