Durante o todo o mês de abril aconteceram diversas ações visando alertar e conscientizar a população da cidade de Itaperuna sobre um trânsito mais seguro e humano. A campanha denominada Abril Amarelo, atenção pela vida, liderada pela Jeane Hespanhol, atual Secretária Municipal do Ambiente, nasceu da dor da perda há cinco anos de seu filho Jean, atropelado em sua moto por um caminhão que cruzou o sinal vermelho próximo ao CIEP Lina Bo bardi que dá acesso à Cehab. Em memória ao seu filho, todo dia 09 de abril Jeane instala uma faixa no local do acidente e junto com os amigos ela faz uma oração para que as outras mães não passem essa dor.

De acordo com Jeane, o objetivo da campanha é prevenir acidentes de trânsito e preservar as vidas, por meio de ações planejadas com palestras nas escolas municipais, eventos em vias públicas para abordagem e conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A campanha conta com apoio das instituições Rotary, Lions e Tiro de Guerra e da imprensa local.

Além das palestras nas escolas municipais realizadas no período de 16 a 26 de abril, estão programados dois eventos em espaços públicos, dia 27/04 (sexta), das 10:00 às 15:00, na esquina da Av. Cardoso Moreira com a Rua Buarque de Nazaré próximo ao Colégio 10 de maio, e dia 28/04 (sábado), das 09:00 às 11:00 na feira livre de Itaperuna numa ação de conscientização com entrega de panfletos, uso de faixas de rua e coleta de depoimentos das pessoas vítimas de acidentes de trânsito.

Em apoio à amiga Jeane, a Vereadora Amanda da Aidê elaborou o Projeto de Lei Abril Amarelo, mesmo nome da campanha, aprovada na Câmara e sancionada pelo executivo, a Lei nº 799 de dezembro de 2017 institui o abril amarelo no calendário do município para intensificar a prevenção de acidentes, bem como reivindicar aos órgãos competentes melhorias efetivas no trânsito, como a criação de vagas exclusivas para idosos nos canteiros da avenida Cardoso Moreira e arredores do hospital São José do Avaí, e em locais de grande movimentação de veículos,e a criação de espaço demarcado para motos, com vistas a organizar o uso dos estacionamentos públicos.

Ascom 26/04/18.