Para ajudar as empresas a atrair a atenção dos consumidores, o especialista separou seis dicas. Confira:
Antecipar e investir em divulgação
Para acompanhar a concorrência, uma estratégia é começar mais cedo a divulgação das campanhas publicitárias do período. Como terão ainda mais empresas querendo atrair a atenção do consumidor, vale antecipar essa estratégia e buscar elementos para atrair o público. “Isso pode ser feito por redes sociais, blogs, posts patrocinados e divulgações off-line. Chegar no cliente, atrair ele e deixá-lo curioso pode ser uma boa estratégia”, explica Duarte.
Multicanal
É importante saber onde está localizado o seu público. Para atrair ainda mais pessoas é necessário estar em todos os canais para facilitar a comunicação e divulgação. Ou seja, ter uma boa comunicação e engajamento não só no Facebook, como no Instagram ou mesmo WhatsApp. Aproveite o momento para conversar com os clientes e atrair novos.
Formas de pagamento
Para recuperar o lucro perdido em meio a pandemia, uma opção é ir além dos métodos de pagamentos mais tradicionais. Além do dinheiro físico, cartão de crédito e débito, tenha mais opções em sua loja, como cheques, boletos, link de pagamento, transferência bancária, etc.
Cuidado com os bugs
Avalie a estrutura da sua loja, seja ela física ou virtual. A sua loja pode não comportar um fluxo mais alto de pessoas, os produtos podem acabar no estoque, você pode não conseguir emitir notas ou ainda atender os clientes tão rapidamente. Para evitar esses problemas, tenha uma estrutura de qualidade, além de fornecedores, parceiros e equipes comprometidos para atender a demanda do período.
Segurança
Ainda existem muitas empresas que se aproveitam da Black Friday para dar golpes e pessoas mal intencionadas que querem levar vantagem na data. Enquanto empreendedor, tenha em mente que é preciso criar um espaço seguro. Ofereça garantias para que o cliente confie em você, como ser transparente com a data de entrega, disponibilidade de estoque, preço e etc. Caso sua marca tenha selos de qualidade, deixe-os à mostra, assim como os comentários com a opinião de outros compradores.
Experiência do Cliente
Esta é a dica mais importante, afinal, buscar estratégias para melhorar a experiência do cliente pode elevar o ticket médio, consolidar uma marca, atrair compradores, aumentar o número de vendas e diminuir a quantidade de reclamações no período. Uma forma de fazer isso é melhorar a jornada de compra, buscar elementos que encantem os clientes já existentes e que fidelizem os novos. Ser criativo e olhar para o cliente é a base para realizar um bom planejamento para a experiência. É importante também apostar na aproximação entre marca e consumidor.
“A chave para dar uma boa experiência para seu cliente é se colocar no lugar dele. O que ele mais quer nesse momento são descontos, mas fazer com que ele se sinta especial, fará ele lembrar da sua marca. Isso é a chave do sucesso para sair a frente de concorrentes durante a Black Friday”, finaliza.