Especialistas são essenciais para desenvolver medidas de contenção e preservação da vida, além de pesquisas, diagnóstico e novas vacinas
Rio de Janeiro, abril de 2020 – O diagnóstico laboratorial do novo Coronavírus (Covid-19) é baseado em amostras coletadas por aspiração de vias áreas ou indução de escarro.
É aí que entra em ação o biomédico que, por sua formação e perfil versátil, atua tanto na pesquisa, quanto em situações de emergência ou ainda nos serviços de diagnóstico. Em todo o mundo, esses especialistas vêm se destacando por sua atuação no mapeamento do novo coronavírus.
Segundo o coordenador do curso de Biomedicina da Anhanguera de Niterói, Carlos Gustavo Garcia, o mapeamento é essencial para entender a origem da epidemia e desenvolver vacinas e testes diagnósticos. O especialista destaca o esforço dos biomédicos atuando em diferentes frentes, principalmente no diagnóstico da doença, por meio de exames laboratoriais nas análises clínicas, e no desenvolvimento de vacinas. “Muitos profissionais estão dedicados de forma intensa em universidades e institutos de pesquisa, no mapeamento genético do vírus e no desenvolvimento de vacinas e tratamento”, enfatiza.
Ao lado dos biomédicos, outro profissional atua como protagonista na luta contra a pandemia: o enfermeiro. “Estes profissionais estão na linha de frente no combate ao coronavírus. São eles que ficam junto ao paciente praticamente 24 horas por dia e colaboram na detecção e avaliação dos casos suspeitos”, destaca o professor Bruno Ribeiro, coordenador do curso de Enfermagem na Anhanguera.
Atuação
A boa notícia para quem quer apostar na área da saúde é que as profissões da Enfermagem e Biomedicina são promissoras. A possibilidade de diversificar a área de atuação é um dos atrativos das carreiras. “Os cursos da Anhanguera vão além do conhecimento técnico e têm como proposta formar profissionais com ampla visão da realidade social brasileira e ampliar o acesso da população à saúde”, destaca o diretor da Anhanguera de Niterói, Roberson Fonte.
A graduação em Enfermagem leva em consideração conhecimentos cada vez mais exigidos pelo mercado como saúde coletiva, formação integral em saúde, estratégia da saúde da família. E, no contexto de uma pandemia, esse profissional se destaca em funções, como: realizar cuidados de maior complexidade técnica a pacientes graves; executar práticas de abordagem ventilatória e circulatória; utilizar dispositivos supra glóticos, intraósseos, dentre outras.
Já a graduação em Biomedicina permite atuar para conter endemias, epidemias e pandemias. A atuação deste profissional tem sido essencial na área de diagnóstico do novo coronavírus, que pode ser feito por meio de técnicas de Biologia Molecular como o exame confirmatório (RT-PCR). No campo da pesquisa científica em saúde, o profissional Biomédico tem se destacado, principalmente, em estudos na área de genética e biologia molecular.
Tradicionais na Anhanguera, os cursos têm como foco, formar profissionais com ampla visão da realidade social brasileira e contribuir para a ampliação do acesso da população à saúde. O aprendizado em sala de aula é aplicado no estágio obrigatório, realizado nas clínicas mantidas pela instituição ou em unidades do Sistema Básico de Saúde (SUS), sempre com supervisão de profissionais capacitados. “Nosso objetivo é contribuir para oferecer uma formação de qualidade com infraestrutura completa”, enfatiza Roberson.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com.
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.
Weber Shandwick