De cada cinco motoristas que têm direito à devolução, apenas um pediu o reembolso do DPVAT pago a mais. Os números foram divulgados pela seguradora Líder, empresa responsável pelo popular seguro obrigatório.
Há um mês, ela começou a receber os pedidos de cerca de quatro milhões de motoristas. Mas, até agora, foram feitas pouco mais de 800 mil solicitações. No caso dos carros de passeio, por exemplo, a devolução é de cerca de 11 reais: o DPVAT estava em 16 e 21 e caiu pra cinco e 23. Já quanto às motos, o valor a ser estornado passa de 70 reais. Quem quiser o dinheiro de volta deve fazer o pedido no site restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br.
A confusão é fruto de uma disputa judicial. O Governo tentou acabar com o DPVAT, mas não conseguiu. Depois, foi anunciada uma redução da taxa, que primeiro foi derrubada pela Justiça, mas depois foi aceita. Quando isso aconteceu, porém, os quatro milhões de motoristas citados já tinham feito o pagamento no valor maior.
O DPVAT serve para indenizar, em até 13 mil e 500 reais, ou ajudar a pagar as despesas médicas de qualquer vítima de acidente de trânsito no País.
Da redação