A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou mais um produto biológico para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2. O registro do medicamento Xultophy, inédito no Brasil, foi aprovado pela agência e publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda, dia 3 de abril.

A Anvisa também já havia aprovado em março o registro do genérico dapagliflozina. A substância, cuja referência farmacêutica é o Forxiga, é indicado junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Astrazeneca do Brasil Ltda.

Vale dizer que a dapagliflozina é indicada para o tratamento do diabetes tipo 2 e não deve ser usada por pacientes com diabetes tipo 1. O genérico não deve ser usado, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares.

Como funciona

A dapagliflozina funciona como bloqueio do cotransportador sódio-glicose 2, uma proteína responsável pela reabsorção da glicose (açúcar) no rim. Este bloqueio leva à eliminação do excesso de glicose na urina, o que melhora o controle do diabetes mellitus tipo 2.

Fonte: Anvisa