Um acidente envolvendo um motociclista e um cão de rua na noite desta terça-feira(12), em pleno centro da cidade, terminou com o motociclista ferido com fratura exposta. O fato chamou atenção para um problema que para muitos municípios brasileiros é um caso de saúde pública.
O abandono de cães e gatos pelas ruas, além de perigoso para a saúde, coloca em risco a vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres. Esses animais abandonados alertam para a necessidade de um trabalho sério junto aos órgãos públicos, em parceria com ONGs de proteção animal, para melhorar a conscientização da população para uma adoção responsável. Também fica evidente a necessidade de um programa de controle animal baseado em castração, lei de posse responsável e neutralização de risco de doenças.
Em conversa com uma protetora membro da AMAI ( amigos dos animais de Itaperuna), uma ONG que existe desde 2013 na cidade, constatamos o trabalho árduo e solitário dos protetores de animais do município. Sem receber nenhum auxílio ou incentivo da prefeitura, a AMAI sobrevive sem um espaço físico e conta com a boa vontade de voluntários para realizar os trabalhos como: resgates de animais atropelados, tratamento de doenças, cadelas prenhas ou que deram a luz na rua. Todo sábado acontece na feira de Itaperuna o projeto de adoção responsável, que visa a adoção de animais abandonados. Sem um lugar como base de apoio, a ONG depende de lar temporário para abrigar os animais resgatados nas ruas, além de contar com doações de alimentos, remédios e artigos de uso veterinário. “Fazemos rifas sempre e fazemos campanha para doações de medicamentos e dinheiro para procedimentos cirúrgicos, castrações, entre outras coisas que muitas vezes passam de R$1.000,00. ” __ relata a protetora.
Um processo datado de Fevereiro deste ano, tramita pelo Ministério Público e alerta para a negligência da Prefeitura Municipal de Itaperuna na apresentação de projetos e políticas públicas, que concretize a tutela do bem estar animal, colocando em risco assim, a saúde da população itaperunense. O ato também cobra providências urgentes para sanar o problema dos animais abandonados, entre eles, um abrigo com proteção e tratamento veterinário.
*O JBN tentou entrar em contato com a prefeitura, mas até o fechamento desta matéria não obteve respostas.
*
*Fotos do acidente: Olinda Amaral – Foto de capa Ilustrativa