As alunas de Medicina da Unig, Thays Araujo Pinto Rangel, Jeany Lacerda Cardoso Pinto Silveira e Tatiana Bifano Mendes Brito estarão participando do 12º COBRAPEM – Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que será realizado de 31 de maio a 03 de junho de 2017, no Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Elas tiveram aprovado o trabalho científico: “Obesidade infantil e sedentarismo em crianças entre 6 a 12 anos no município de Itaperuna”.
Segundo Thays Araujo, na elaboração do trabalho, elas estiveram nas escolas de Itaperuna, fazendo um levantamento estatístico do índice de obesidade e sedentarismo infantil no município. Durante esse período, nutricionistas, psicólogos, médicos, entre outros profissionais estiveram conscientizando as crianças, alertando sobre os cuidados necessários para combater esta doença, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos principais desafios para o século. Esta doença pode ser provocada por diversos fatores, desde uma alimentação rica em açucares e gorduras, sedentarismo e aspectos genéticos.
Nesta semana, a equipe esteve visitando o Colégio Nossa Senhora das Graças, no bairro Governador Roberto Silveira, e em dois dias cerca de 400 crianças foram observadas. Junto com diretoras e professores, surgiu a idéia para a realização de uma feira infantil na escola.
Thays Araujo usou sua rede social para agradecer o apoio na elaboração do trabalho científico:
“Gostaria muito de agradecer ao Colégio Nossa Senhora das Graças, as diretoras e professores pela ótima recepção que tivemos, e ao secretário de educação, França Bombeiro, por permitir o desenvolvimento de nossa pesquisa”, diz a nota.
Para o 12º COBRAPEM, foram confirmados três palestrantes internacionais, Adda Grimberg do Children’s Hospital of Philadelphia, Jeffrey Baron do National Institutes of Health, e Stephen Rosenthal da University of California at San Francisco.
Da redação do JBN – Fotos: Divulgação