O projeto de lei 2.109/16 de autoria do deputado Jair Bittencourtr,foi aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (1º/11). O texto seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que tem até 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

Com objetivo de prevenir a doença renal crônica, a realização de exames de urina tipo I e Creatina serão obrigatórios na rede pública de saúde. Sendo a doença diagnosticada, o paciente deverá ser imediatamente encaminhado para exames complementares.

Caso a doença seja diagnosticada, o paciente deverá ser imediatamente encaminhado para exames complementares. O deputado Jair Bittencourt ressalta que a insuficiência renal é uma doença silenciosa, sem sintomas no início, o que dificulta o tratamento. “É necessário detectar o problema em estágio inicial porque a doença renal em sua forma crônica tem risco elevado de morte, assim como pode se associar a outras doenças, elevando a realização de transplantes”, afirma Jair Bittencourt (foto).