Cinco moradores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foram diagnosticados com malária. Os pacientes, homens entre 16 e 54 anos, são moradores dos bairros Independência, Quitandinha, Valparaíso e Siméria. Segundo informações da Prefeitura divulgadas nesta segunda-feira (27), eles foram medicados e seguem em tratamento. Em 2016, dois casos da doença foram registrados na cidade.
O município informou também que a vigilância sanitária fez uma varredura nas residências e locais de convívio dos pacientes, buscando identificar possíveis focos do mosquito, que são mais comuns nas regiões de mata fechada. Até o momento, nenhum foco ou mosquito da espécie anopheles foram encontrados. A coordenação de epidemiologia continua investigando os casos.
“A Secretaria de Saúde informa que não existe vacina para malária. A malária é uma doença diagnosticada por um exame de sangue específico realizado no Centro de Saúde. As equipes médicas do município são orientadas com regularidade pela equipe do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias ( DIP) com relação a todas as doenças relacionadas a vetores como dengue, malária, doenças de chagas, entre outras”, disse trecho da nota enviado pela prefeitura.
A orientação é que a população evite as áreas de mata fechada, trilhas, cachoeiras e áreas rurais. Caso seja necessário frequentar estas áreas, a prevenção deve ser feita com o uso de repelente.
Por G1