Com o feriado nacional do dia de Tiradentes nesta quinta-feira (20), muitos têm dúvidas do que funciona em Itaperuna e região.
A prefeitura Municipal de Itaperuna decretou ponto facultativo na sexta-feira (22), o que vai prolongar o descanso dos servidores públicos. Desta forma, não haverá expediente nas repartições municipais, exceto os serviços essenciais que permanecerão funcionando normalmente como a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas. O comércio, bancos e lotéricas em toda a região Noroeste-RJ não funcionam nesta quinta-feira. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a atividades retomam normalmente na sexta-feira, enquanto isso, a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. As contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês vencidos no dia 21 poderão ser pagos no dia 22 sem acréscimo. Alguns tributos já devem estar com as datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagar as que têm código de barras nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Alguns supermercados em Itaperuna funcionarão até às 13h.
No sábado, a feira tradicional de Itaperuna, que está funcionando no bairro Cidade Nova, funcionará normalmente.
O cinema em Itaperuna, Cinemaxx Glória, funciona durante todo o final de semana, com sessões às 16h10, 18h10 e 21h.
O Fórum e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em Itaperuna, voltam a funcionar, normalmente, na segunda-feira, até lá, só mesmo em regime de plantão.
Todas as unidades do Detran no estado não funcionarão nesta quinta-feira e no sábado (23/4), feriado de São Jorge. Na sexta-feira (22/4), todos os postos de Vistoria, Habilitação e Identificação Civil funcionarão normalmente, não havendo, porém, expediente na sede do departamento, devido ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado.