O dia oito de março representa uma sequência de histórias que mostram a luta das mulheres para conquistarem seu espaço no mercado de trabalho e para terem seus direitos sociais e políticos garantidos. Como resultado, a mulher passou a ter um dia especial todo seu: o dia internacional da mulher.

Para homenagear às itaperunenses, a Prefeitura de Itaperuna, através das secretarias de Saúde, Ação Social e Turismo, em parceria com a Faculdade Redentor, preparou o VIVA MULHER, que aconteceu nesta quarta-feira (08), na Concha Acústica, no Centro.

Foram vários serviços oferecidos como massagem, corte de cabelo, design de sobrancelhas, depilação de buço, exposição do projeto “Bordando o Futuro”, além de atendimentos dos profissionais da saúde e palestras.

Durante a manhã, estiveram presentes a secretária de Ação Social, Camila Andrade; secretário de Saúde, Alexandre Martins; coordenadora da saúde da mulher, Dra. Mafalda Encinas; a esposa do Vice-prefeito, Marli Lima; presidente da Câmara de Vereadores, Amanda da Aidê; coordenadora do curso de medicina da Faculdade Redentor, Renata Gontijo e o reitor da faculdade Redentor Heitor Antônio da Silva.

Para a primeira mulher a presidir a primeira Câmara Republicana do Brasil, Amanda da Aidê, a mulher tem um papel muito importante na sociedade, desde que conquistou seus direitos. “Hoje também represento as mulheres na política. A questão de igualar o homem e a mulher me deixa muito feliz porque diante de Deus temos o mesmo valor”, disse.

Em Porciúncula, a equipe do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – promoveu no Centro Cultural uma atenção especial às homenageadas do dia. Com informações sobre a saúde da mulher em cada fase da vida, a equipe, juntamente com agentes de saúde, realizou atendimento orientado, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e de material informativo. Os casos que necessitam atenção especial, como diabetes e hipertensão, foram direcionados aos grupos específicos que em cada Unidade de Saúde.

O Nasf Porciúncula conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento dentro dos PSFs do município. Nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, assistente social e educador físico atuam dentro dos PSFs realizando um trabalho de atenção à saúde cujo objetivo é a prevenção e a educação em saúde da comunidade. “Basicamente, são realizadas atividades coletivas, porém a equipe também faz atendimento individual e domiciliar quando necessário a partir do encaminhamento da Unidade de Saúde. A equipe de especialistas está nos PSFs atuando na prevenção de doenças e através de informações em prol da saúde”, explica a nutricionista Cinthia Rezende Monteiro.

 

Com informações dos Departamentos de Comunicação das Prefeituras