O Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual do Rio de Janeiro (Sindserj), poderá ser responsável por mais descontos sobre os salários do mês de março de pelo menos, 110 mil servidores estaduais.

Em janeiro, os que não têm representação por sindicato de categoria específica ou não têm carta sindical já foram descontados. O valor repassado foi de R$ 11,7 milhões.
Está previsto no artigo 578 da Consolidação das Leis do Traballho(CLT) que, em todo mês de março, o funcionário será descontado em um dia de seu salário, como parte do imposto sindical anual. Essa regra vale, também, para os servidores estaduais.

Em outubro, a desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar aceitou o pedido feito pelo Sindserj para efetuar os descontos sobre os rendimentos dos servidores. Na decisão, a magistrada autorizou o recolhimento dos valores relativos a 2016 e, também, a 2017.

No último dia 25, o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ), pediu à presidência do TJ-RJ que reavaliasse a decisão. O caso também tem a participação do Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ). O TJ-RJ enviou um ofício ao órgão, pedindo um parecer ao novo procurador de Justiça, Eduardo Gussem.
Fonte: Jornal Extra