Dados publicados na última semana pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), apontaram as dez cidades do interior do estado do Rio que registraram menos roubos em 2016. Entre elas, figuram cinco cidades do Noroeste Fluminense: Cambuci, Miracema, Porciúncula, Laje do Muriaé e Natividade.
Apesar das estatísticas negativas que mostraram o maior número de roubos de veículos, roubos a pedestre e de carga registrados nos últimos 25 anos no estado, além do aumento de quase 20% dos homicídios dolosos na comparação com 2015, as cidades do Noroeste Fluminense se destacaram pelo baixo índice de criminalidade.
Cambuci, cidade com aproximadamente 15 mil moradores, registrou apenas 5 roubos. Miracema com cerca de 27 mil habitantes e Porciúncula com pouco mais de 18 mil, também registraram 5 roubos. Laje do Muriaé com uma população aproximada de 7.500 moradores, registrou 4 roubos. E a cidade do Noroeste que menos teve registros foi Natividade, com 3 roubos registrados.
A cidade considerada pelo levantamento do ISP como a mais segura em todo estado, foi Engenheiro Paulo de Frontin, a menos de 100 Km da capital e onde moram um pouco mais de 13 mil pessoas. A cidade registrou apenas um único roubo em agosto de 2016.