A Ação de bloqueio contra a febre amarela que começou no dia 25/01, na zona rural do distrito de Raposo e no Posto de Saúde Raul Travassos, continua durante toda a semana. A princípio são 2.458 doses para atender o protocolo do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde.
O critério para a vacinação continua o mesmo: quem for viajar para as áreas onde já ocorreram casos comprovados da doença e levarem comprovantes, receberão a dose. Lembrando que nem todas as pessoas podem ser vacinadas. A vacina é sintomática e cada um deve passar pelo médico antes de receber.
Em Itaperuna estão sendo vacinadas 100 pessoas por dia, a partir de 6 horas da manhã. Para receber a vacina, o cidadão ganha uma senha de controle e passa pela triagem no próprio posto antes de receber a dose. Em Raposo, agentes e enfermeiros estão indo nas casas situadas na zona rural do distrito.
O setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, não existe nenhuma campanha de vacinação em massa na população, considerando que Itaperuna não está na área de risco da Febre.
Outra informação importante é de que, quem vai viajar para área de risco tem que tomar a vacina no mínimo 10 dias antes da viagem.
Fonte: DECOM