O professor e futuro secretário de Educação de Itaperuna-RJ, Franciney França, o França Bombeiro, apresentou sua equipe de trabalho e anunciou algumas mudanças para a pasta e também para os professores da rede municipal durante o 1º Encontro dos futuros gestores da Educação, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) na Câmara de Vereadores.
Estiveram presentes o prefeito eleito, Dr. Marcus Vinícius, seu vice, Rogério Bandoli Boechat, futura subsecretária de educação Priscila Verdan, futuro secretário de Agricultura, Edson Branco, de Gabinete, Óliver Trajano, além de professores e diretores escolhidos e que serão nomeados para os cargos na próxima semana.
Após abertura, foi apresentado aos convidados, o futuro secretário e também seu currículo profissional, apontando a capacidade para exercer o cargo de confiança.
“Não vou medir esforços para fazer o melhor para a educação da cidade. Durante dois meses selecionei os melhores profissionais para fazer parte da nova gestão e essa responsabilidade vou dividir com todos eles que, a partir de agora, passam ter a minha confiança”, disse o professor França Bombeiro que vai lecionar apenas duas vezes por semana e ficar 24 horas à disposição da secretaria.
“Uma coisa que não abro mão nos departamentos da secretaria é que todas as pessoas sejam bem tratadas: professores, pais de alunos bem recebidos e alunos também. Quem trabalhar comigo tem que seguir essa cartilha”, completou.
Durante o discurso, Dr. Vinícius disse que vai trabalhar para aumentar o salário dos professores e implantar o plano de carreira e disse que a única coisa que pediu ao França é para não deixar a política tomar conta da secretaria. “Ele (França) indicou todos os profissionais por qualificação, capacidade de cada um dentro do perfil. Vou acompanhar tudo de bem perto. Todos os dias estarei almoçando em uma escola. Vou chegar de surpresa, não para vigiá-los, mas para não prepararem mesas e banquetes, vou comer a merenda igual a todos.”
O vice-prefeito eleito, Rogerinho, disse que a gestão será moderna, eficiente e transparente. “A nossa equipe está consciente de que o momento é de trabalhar para reconstruir essa cidade com maturidade, transparência e criatividade.”
Nova equipe – A equipe administrativa da SEMED será composta por seis profissionais:
Priscila Oliveira Verdan – subsecretária e cuidará de toda parte pedagógica;
Profª. Fabiana França Pereira da Silva – também cuidará da parte pedagógica;
Profª. Deise Rocha Primo – assessora pedagógica;
Prof. Márcio de Oliveira Monteiro – diretor geral de administração e educacional;
Profª. Saionara Rabelo – diretora geral de educação, estará visitando as escolas para acompanhar todo o funcionamento, captar anseios e reivindicações;
Profª. Josilene Soares Conçole – auxiliar da diretora geral.
Mudanças – as primeiras mudanças anunciadas foram:
A transferência da sede da SEMED, que hoje está em frente ao Itapuã Clube para o prédio do antigo Fórum, no centro;
Criação de um organograma para saber onde que cada um está trabalhando;
A nova composição do quadro de profissionais responsáveis de cada escola.
França disse que outras mudanças estão previstas e que precisarão passar pela aprovação dos vereadores, como pagar o valor integral ao professor que substitui o titular, acabando com a “JP – dobradinha injusta” onde o profissional recebe apenas a metade e implantar o plano de carreira dos profissionais da educação que vai começar com a reforma administrativa.