O Itaperuna BlackStones, equipe de futebol americano de Itaperuna, fará uma partida amistosa no domingo, dia 11 de dezembro, contra o Grussaí Sharkhammers, em São João da Barra, no litoral fluminense.
A história da equipe começou em 2010, quando um grupo de amigos comprou uma bola para brincar sem nenhuma pretensão e foi oficialmente fundado em janeiro de 2011, quando disputaram seu primeiro jogo amistoso e nasceu então, a Associação Desportiva Itaperuna BlackStones.
Leonardo Fonseca, de 22 anos, Head Coach (treinador principal) e Presidente da associação, contou que no início ele e mais dois amigos começaram a praticar o futebol americano como brincadeira e em pouco tempo, mais de 15 pessoas começaram “a brincar também de lançar a bola oval”. Hoje, a equipe conta com jogadores de Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Carangola (MG). Duas vezes por ano é realizado o recrutamento de atletas através de “tryouts”, que são as “peneiras” para selecionar novos jogadores.
De acordo com Leonardo Fonseca, o Estado do Rio possui jogadores muito experientes e de alta qualidade, o que ajuda no desenvolvimento dos times e campeonatos. Mas na região Norte e Noroeste, o esporte é muito mais recente e não recebe o apoio devido:
“Os times mais antigos que já participaram somos nós e o Goytacá Indians de Campos. Uma das nossas maiores dificuldades é a distância com as capitais, seja do ES, MG ou do proprio RJ, o que dificulta o nosso acesso a trainning camps, palestras, cursos etc… Com o surgimento de times mais novos na região Norte e Noroeste, como é o caso do nosso próximo adversário, tentaremos buscar visibilidade e organizar torneios como a Liga Coliseum e assim ir nos desenvolvendo para alcançar o nível das equipes mais próximas da capital”, aspira o Presidente da Associação Desportiva Itaperuna BlackStones.
Perguntado pelo JBN sobre as expectativas para o próximo jogo amistoso e os planos para 2017, Leonardo disse que a expectativa é de fazer um jogo bom tecnicamente, analisar o nível dos atletas e dar o máximo para fechar o ano bem e com uma vitória.
“Nosso principal objetivo em 2017 até o momento, é adquirir equipamentos para começar a jogar na modalidade FullPad. O objetivo secundário é firmar parcerias para termos condições financeiras e de contingente para jogarmos a Liga Coliseum”, explica.
O Itaperuna BlackStones entra em campo no próximo domingo (11), às 14:30, contra o Grussaí Sharkhammers no Estádio Municipal José Dutra Barcelos, em São João da Barra e a entrada é franca.