O governo federal definiu os dias de feriados nacionais e de ponto facultativo de 2017, com a publicação de portaria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, na última quarta-feira (30).
Ao todo, serão nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos. Apenas um cai no sábado, o dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. Na portaria, o Ministério do Planejamento afirma que não será possível a antecipação de ponto facultativo pelos órgãos.
A boa notícia é a quantidade de ‘feriadões’, emendando com os finais de semana. No primeiro semestre, o feriado de Tiradentes (21 de abril) cai em uma sexta-feira, uma semana depois da Paixão de Cristo (14 de abril). O Dia do Trabalho (1º de maio) será em uma segunda-feira. O Natal (25 de dezembro) do ano que vem também será em uma segunda-feira.
Para quem pode “enforcar”, o segundo semestre traz boas possibilidades. O Dia da Independência (7 de setembro) e o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) caem em uma quinta-feira, mesmo dia da semana em que será comemorado Finados (2 de novembro). Tradicionalmente comemorado na quinta, o Corpus Christi será no dia 15 de junho.
Feriados e pontos facultativo em 2017
– 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
– 27 e 28 de fevereiro (segunda e terça): Carnaval
– 1º de março (quarta): Cinzas (até às 14h)
– 14 de abril (sexta): Paixão de Cristo
– 21 de abril (sexta): Tiradentes
– 1º de maio (segunda): Dia Mundial do Trabalho
– 15 de junho (quinta): Corpus Christi
– 7 de setembro (quinta): Independência do Brasil
– 12 de outubro (quinta): Nossa Senhora Aparecida
– 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público
– 2 de novembro (quinta): Finados
– 15 de novembro (quarta): Proclamação da República
– 25 de dezembro (segunda): Natal