Esta é a segunda etapa anual da campanha e devem ser vacinados bovinos com até 24 meses de idade.
Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para vacinação dos bovinos e bubalinos (búfalos), com até 24 meses de idade, contra a Febre Aftosa. O Estado do Rio de Janeiro está há 19 anos sem o registro da doença em seu rebanho com status de área livre da doença.
Apesar desta segunda etapa anual de imunização ser parcial, após a vacinação é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no local de sua propriedade. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária – Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura www.agricultura.rj.gov.br, implementado pelo serviço de Defesa Agropecuária.
Segundo o superintende de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, no documento deverão constar todos os bovídeos da propriedade – tanto os imunizados na etapa Novembro quanto os dispensados. Ele orienta ainda os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha.
– Os criadores devem estar atentos aos prazos para a imunização e declaração da vacinação junto à defesa agropecuária, pois só assim evitarão a multa e a interdição de suas propriedades – informou.
O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, frisa a importância do envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação.
– Esta é mais uma etapa para alertar a todos, envolvidos ou não com a atividade pecuária, sobre a importância de se defender contra a febre aftosa. A vacinação feita de forma adequada é o que garante a sanidade do rebanho – finalizou o secretário.
Com informações e fotos da secretaria Estadual de Agricultura.