Neste sábado (26), e domingo (27), acontece em São José de Ubá o Circuito Trem Cultural, que será realizado no Mercado do Produtor, das 16h às 22h, com oficinas de sustentabilidade, oficinas de arte, concurso de redação, Palco Sesc, Área Infantil Sesc, entre outras atrações desenvolvidas para valorizar o turismo no Noroeste Fluminense.
O circuito promoverá nos dois dias do evento, o resgate da história da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina, que tem como estrela principal a famosa ‘Maria Fumaça’, o trem que percorria diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.
O Circuito Trem Cultural pretende mesclar cultura, lazer, arte e sustentabilidade e será realizado em São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira e Varre-Sai.
ESTAÇÕES
Estação de Embarque: será a primeira estação onde os visitantes irão passar. Neste espaço será apresentada uma exposição com fotos, painéis e vídeos, mostrando toda a história da Ferrovia, desde o início da sua construção até sua última passagem pelos municípios do Noroeste.
Estação Fazendo Arte: espaço voltado para a realização de oficinas com jovens, crianças e adultos, incentivando a arte, através de atividades de pintura, confecção de bolsas, cartões e outros. Além disso, será organizado um concurso de redação com o tema “A cidade que eu quero”, onde crianças do Ensino Fundamental poderão apresentar para os novos governantes, propostas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Estação Parada Obrigatória: nesta estação os participantes terão a oportunidade de interagir com a história da ferrovia. Será montado um grande painel evidenciando o cenário da época, onde os participantes terão a oportunidade de posar no cenário e levar gratuitamente um registro fotográfico impresso na hora.
Estação Sustentabilidade: já nesta estação, o público terá acesso a informações sobre consciência ambiental, oficinas de sustentabilidade, além de um ponto de recolhimento de pilhas e baterias para o correto descarte.
*Foto e informações: Divulgação do evento/Communique