O espetáculo A cuíca do Laurindo é a atração do Teatro SESI Itaperuna neste sábado (19).

A peça tem como protagonista o tocador de cuíca Laurindo, irreverente personagem criado pelo compositor Noel Rosa (1910-1937) no samba “Triste cuíca”.

Laurindo nasceu pela voz da cantora Aracy de Almeida, que gravou o samba de Noel em 1935. Mas sua “biografia” foi construída coletivamente nas rodas boêmias cariocas por compositores que deixaram sua marca na história da música popular brasileira, craques como Herivelto Martins, Wilson Baptista e Zé da Zilda, entre outros, que compuseram, ao longo dos anos, uma série de sambas sobre o personagem, acrescentando novos capítulos ao folhetim iniciado por Noel.

O material, que se configura em valioso mosaico do Rio de Janeiro dos anos 1940, serve como ponto de partida para o texto de Rodrigo Alzuguir, autor dos bem sucedidos musicais sobre Wilson Baptista (O samba carioca de Wilson Baptista) e Cyro Monteiro (Amigo Cyro, muito te admiro) e da comédia dramática Aquele boliche em Iguaba, ainda inédita, vencedora da etapa brasileira do 6º Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva.

A peça se passa numa pequena escola de samba do morro de Mangueira, a Lira do Amor, que  é cenário para as aventuras de Laurindo e de outros personagens saídos de sambas da época. Todos testemunhas do fim da lendária Praça Onze e da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Além de músicas de Noel, o espetáculo conta com sambas de Herivelto Martins, Wilson Baptista, Haroldo Lobo e Zé da Zilda, entre outros.

A cuíca do Laurindo estará em cartaz no dia no dia 19/11, às 20h. Os ingressos custam R$22,00 ( inteira) e R$ 11,00 ( meia). O Teatro SESI Itaperuna está localizado à Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, número 883, bairro Presidente Costa e Silva.

 

acuica

Foto: Divulgação/SESICultural