O musical Sambinha é uma das atrações dessa semana nos Teatros SESI de Campos, Itaperuna e Macaé.

Sambinha apresenta ao público infantil um repertório de sambas de importantes compositores que fizeram a história do gênero. Através da seleção de 16 sambas de várias épocas e estilos, o espetáculo quer aproximar a criança e o jovem deste gênero musical que é um dos pontos mais marcantes de nossa identidade cultural.

Sambinha deu início à premiada trilogia “Sambinha; Bossa Novinha – A Festa do Pijama e Forró Miudinho”. O premiado texto de Ana Velloso foi criado a partir de personagens das letras de sambas como: ‘Menino Brasileiro’, samba pouco conhecido de Dona Ivone Lara, que serviu de inspiração para o personagem Sambinha, um menino de comunidade, cheio de talento para o samba.  ‘Samba de Maria Luiza’, de Tom Jobim, foi a inspiração para a personagem Marilu, menina de classe média, moradora da Zona Sul do Rio e ‘superconectada’ nas mídias eletrônicas e nas redes sociais.

Transitando por sambas de várias épocas, o musical faz uma viagem lúdica pelo gênero, apresentando ao público infantil obras de importantes compositores da música brasileira como Donga, João da Baiana, Candeia e Cartola, passando por Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom e Vinícius, Moacyr Luz, entre outros.

Sambinha conta a história do encontro casual entre Maria Luiza com Junior, um menino do subúrbio, conhecido em sua comunidade como ‘Sambinha’ por suas habilidades de dançar e cantar esse ritmo tão brasileiro. Por uma artimanha do acaso, Júnior vai parar na casa de Maria Luiza e, neste encontro, os dois se encantam um pelo outro e trocam experiências. Ele mora numa casa simples com quintal e árvores na periferia da cidade. Ela, por sua vez, está sempre ‘conectada’, se comunicando com o mundo inteiro de dentro do seu quarto num apartamento em Copacabana. A partir da amizade que se estabelece entre as duas crianças as suas famílias também passam a ser mais próximas e esse convívio proporciona a todos uma ampliação de horizontes.

A partir das letras das músicas e do enredo simples, o espetáculo trabalha temas como: respeito às diferenças, a riqueza da formação étnica do povo brasileiro, a importância da influência africana na nossa música e cultura, o orgulho de reconhecer nossas tradições.

Sambinha será apresentado no Teatro SESI Itaperuna no sábado, dia 12/11, às 17h. Os ingressos custam R$12,00 ( inteira) e R$6,00 ( meia).

foto-sambinha-10

Foto: Ascom Firjan NF