Fiscais eleitorais acionaram o delegado de plantão para registrar problemas com as urnas eletrônicas em diversas seções de Itaperuna e distritos.

Ao constatar que a foto de alguns candidatos a vereador não aparece no visor das urnas, o delegado solicitou a presença do TRE-RJ. Os advogados da coligação da qual fazem parte os candidatos Paulo Ugatti (PHS), Jeffinho (PPS), Pim Barbeiro (Solidariedade) e João Venâncio (PHS), também foram chamados.

O advogado Hélio Ricardo falou ao JBN sobre os procedimentos em caso de possíveis irregularidades nas urnas eletrônicas:

“Quando há algum tipo de discrepância no ato da votação, ele deve constar em ata. Constando em ata, o fiscal recolherá as informações do eleitor e do título do eleitor que serão passadas as coligações interessadas. Após a apuração, será emitida a zerésima, um comprovante emitido em cada seção eleitoral, que atesta que não existe voto registrado para nenhum candidato antes do início da votação. A zerésima, juntamente com a notificação em ata e é verificado a denúncia de irregularidade. Se a discrepância for notada, afinal ela declara um voto e consta outro, será pedido a quebra de sigilo da urna onde será verificado se realmente a ocorrência é reincidente”, esclareceu.