No período de 19 a 30 de setembro será realizada Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. No município de Itaperuna, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quinta-feira (08), a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil).
Todas as crianças das faixas etárias de 6 meses a menores de 5 anos e os adolescentes de 9 a menor de 15 anos de idade, devem comparecer a um Posto de Saúde para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado
De acordo com o coordenador do setor de Imunobiológicos, Vanilton Miranda, nem todas as crianças que comparecerem aos Postos de Saúde receberão vacinas.
“Os responsáveis deverão comparecer aos postos de Saúde para avaliarem a Carteirinha de Vacinação de seus filhos. Se estiver faltando alguma dose de vacina, então será feita a administração necessária dos Imunobiológicos. Caso não haja nenhuma pendência, a criança será registrada apenas pelo seu comparecimento à unidade. É necessário que haja campanhas de vacinação, vital para a não reintrodução do vírus no Brasil. Atualmente, no Brasil, há uma grande entrada de turistas, pois estamos sediando um evento de grande aglomeração popular, as Olimpíadas, portanto temos que nos precaver. A própria Organização Mundial de Saúde reconhece isso”, menciona Vanilton.
Os adolescentes de 9 a menores de 15 anos também deverão comparecer aos postos de Saúde de seus bairros, munidos do Cartão de Vacinação para serem avaliados. Ocorrendo a falta de alguma dose, de alguma vacina, será vacinado.
No sábado, dia 24 de setembro, será realizado o “Dia D” de vacinação 2016. Todos os postos de Saúde de Itaperuna estarão funcionando regularmente na Campanha.
*Com informações de: NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde)