Um programa para apadrinhamento de idosos, denominado “Um lar para os idosos”, será criado no estado do Rio. É o que determina a Lei 7.405/16, sancionada e publicada pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, no Diário Oficial do Executivo da última segunda-feira (08).
De autoria dos deputados Comte Bittencourt (PPS) e Tia Ju (PRB), a lei busca a inserção e o convívio social dos idosos que moram em casas de repouso e asilos.
Um dos objetivos do projeto é permitir que o acolhimento e o apadrinhamento social ocorram nos fins de semana, feriados e datas comemorativas. Os deputados dizem que, muitas vezes, o idoso é abandonado e fica sob os cuidados de entidades em tempo integral. Muitos são doentes e outros carentes de afeto e atenção. Alguns ainda perdem completamente a referência de família.
“Nada melhor que um padrinho que possa visitar este idoso, levá-lo para passear ou para passar um final de semana em sua casa, ou até mesmo, quando a condição de saúde não permitir, ajudar o idoso com os cuidados da saúde, alimentação e vestuário, dentre outros direitos assegurados no Estatuto do Idoso. É um gesto de profundo amor e solidariedade com o próximo”, cita o texto da proposta.